Vendas do Apple Watch caem 19% à medida que o mercado global de smartwatches encolhe pela primeira vez
Uma marca de smartwatch regista crescimento recorde em 2024 apesar da retração do mercado

Os envios globais de smartwatches caíram 7% em 2024 face ao ano anterior. Este é o primeiro declínio no mercado de smartwatches desde o lançamento do modelo original em 2014.
De acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado Counterpoint, as principais marcas registaram quedas significativas nas vendas. Por exemplo, uma grande empresa enviou menos 19% de smartwatches para os clientes em comparação com 2023, evidenciando uma desaceleração notável no setor.
Porque estão a diminuir as vendas do Apple Watch e o que está a causar esta queda?

De acordo com o mais recente Counterpoint Research Global Smartwatch Shipments Tracker (4.º trimestre de 2024), o mercado dos smartwatches enfrentou alguns desafios este ano.
O tão aguardado Apple Watch Ultra 3 acabou por não ser lançado e a única novidade — o Apple Watch do décimo aniversário — trouxe poucas alterações face ao Series 9, apesar de continuar a ser um dos melhores smartwatches disponíveis atualmente.
Além disso, uma disputa de patentes relacionada com a tecnologia do sensor de oxigénio no sangue da Apple afetou as vendas no início de 2024. Durante um curto período, as vendas dos modelos Series 9 e Ultra 2 estiveram proibidas nos Estados Unidos, impactando o desempenho global do mercado.
De momento, a Apple ainda não integrou totalmente as funcionalidades de Apple Intelligence no Apple Watch, embora os resumos de notificações potenciados por IA sejam uma adição relevante.
Isto levou a uma diminuição do entusiasmo em torno do Apple Watch e, sem grandes inovações previstas para este ano, as vendas poderão continuar a cair.
No entanto, há rumores de que o próximo Apple Watch Ultra 3 poderá trazer um ecrã maior, melhor autonomia e funcionalidades avançadas de saúde, como alertas de tensão arterial elevada. Além disso, poderá estar para breve um Apple Watch SE 3 mais acessível. Com estas possíveis novidades, a Apple poderá em breve voltar a despertar o interesse na sua gama de smartwatches.

Marcas de smartwatches que registaram crescimento nas vendas
A Samsung registou um modesto aumento de 3% nas vendas de smartwatches, enquanto a Google não foi incluída no relatório mais recente.
As marcas que apostam em smartwatches acessíveis tiveram ainda mais sucesso. Por exemplo, um fabricante chinês enviou mais 35% de dispositivos em 2024 comparativamente a 2023, enquanto outro registou um impressionante crescimento de 135% nas vendas de smartwatches.
Embora estas marcas tenham uma presença menor nos Estados Unidos, os seus smartwatches são extremamente populares noutras regiões, especialmente na Ásia.
Os modelos económicos, a partir de cerca de €50, bem como as opções premium, contribuíram para este forte crescimento.